Muitas pessoas não conhecem o pequi, fruto típico da região do cerrado. Semelhante a uma maçã, o pequi tem uma coloração verde por fora na casca, sendo a polpa amarela, macia e comestível. Além de ser protagonista do tradicional arroz com pequi, o fruto pode ser encontrado em Goiás e no Mato Grosso, além de outros estados da região centro-oeste brasileira. Desse fruto, nasceu um óleo que traz muito benefícios à saúde e é dele que falaremos hoje. O óleo de pequi.
Confira os 11 impactos positivos dessa substância a seguir!
1. Hidrata e restaura os cabelos:
O óleo de pequi é usado como tratamento para quem possui os fios de cabelo danificados. Além de hidratá-los, acredita-se que o óleo de pequi trabalha no fortalecimento dos fios, diminuindo o frizz. Possuindo também ação anti inflamatória, ele reduz a irritação do couro cabeludo. Os danos decorrentes da exposição ao Sol também são minimizados, eliminando a aparência ressacada do cabelo.
2. Fornece vitamina A
O retinol, ou vitamina A, pode ser encontrada no pequi. Essa nutriente opera no sistema imunológico, protegendo nosso corpo de infecções. Além disso, faz bem para a visão quando há pouca luz, aprimorando-a. A vitamina A está presente nos processos de manutenção e desenvolvimento do tecido epitelial. Essa substância colabora ainda com a manutenção dos rins, pulmões e coração.
3. Tem ação oxidante
Esse tópicos tem a ver com os radicais livres que se encontram em nosso organismo. Essa ação ajuda a combatê-los. Eles são responsáveis por doenças gravíssimas como o câncer, por exemplo.
4. Fornece vitamina E
Além de ser boa para os cabelos e também possuir ação oxidante, a vitamina E atua na fertilidade e no sistema imunológico, mantendo o corpo forte e pronto para o combate de bactérias e vírus.
5. Melhora a saúde cardiovascular
Composto por ácidos graxos, o óleo extraído do pequi auxilia na baixa do colesterol. Além disso, ao contribuir com a formação das paredes dos vasos e artérias sanguíneas, ele ajuda a prevenir derrames e ataques cardíacos.
6. Otimiza a saúde digestiva
O óleo de pequi tem fibras na composição. As fibras, além de auxiliarem no combate ao mau colesterol, fazem bem para o coração e acima de tudo agem na otimização do sistema digestivo, eliminando cólicas, prisão de ventre, diarréia e inchaço.
7. Possui ação anti inflamatória
O óleo de pequi também tem ação anti inflamatória, portanto, auxilia o organismo a não aceitar inflamações pelo nosso corpo, evitando o estreitamento dos coágulos sanguíneos.
8. Hidrata a pele
Assim como feita a aplicação nos cabelos, o óleo de pequi quando aplicado sobre a pele, produz a hidratação. Enquanto nos cabelos a recomendação é misturar com o shampoo ou fazer a hidratação pré condicionamento, na pele, basta aplicar o óleo duas vezes ao dia.
9. Colabora com a saúde da pele
Além de hidratar, o óleo de pequi tem efeito na pele em relação a condições causadas pela secura da pele, ajudando no tratamento de infecções, como é o caso das eczemas. O óleo pode ser funcional no tratamento contra acne e na cicatrização. Vale lembrar que o dermatologista sempre deve ser consultado antes da aplicação de qualquer produto na pele.
10. Alivia as dores musculares e também nas articulações
Segundo pesquisas, o óleo de pequi auxilia no tratamento de dores tanto musculares quanto nas articulações, podendo ser aplicado após treinos físicos.
11. Compõe massagens
O óleo de pequi pode ser usada como composição de óleo de massagem. Aromatizado, ele se assemelha ao óleo de coco, conferindo frescor a quem é massageado.
Viu quantos benefícios o óleo de pequi pode trazer em seu uso? Não deixe de dividir isso com seus amigos, compartilhando esse post em suas redes sociais!